terça-feira, 20 de março de 2012

Como ajudar uma criança a ter sucesso no futuro

Você já deve ter ouvido dizer que ensinar a pescar é muito mais valioso do que dar o peixe. Quando uma criança nasce e durante o seu crescimento, é uma preocupação dos seus progenitores ajudarem o seu rebento a adquirirem as ferramentas necessárias para que este esteja bem preparado para o seu futuro. 

"Hoje, o sucesso académico não garante o sucesso profissional. A pessoa tem de gostar do que faz e ser estimulada", afirmou Binha Cardoso, coordenadora pedagógica de Educação Infantil do colégio Anglo-Americano. Esse trabalho começa desde que a criança nasce ."A forma como a mãe age nos bastidores é o que faz a diferença de como essa criança vai suportar as derrotas e perdas da vida adulta."

Dividindo as crianças por idades, os especialistas aconselham a agir nas várias etapas do desenvolvimento de uma criança da seguinte forma:
  • Dos 0 aos 2 anos - Fale bastante com o seu bebé, estimule-o com cores, dizendo coisas positivas, ouvindo música.
  • Dos 3 aos 5 anos - Elogie os seus desenhos e as suas curiosidades. Apresente as funções de vários profissionais com quem ele não está acostumado a conviver.
  • Dos 6 aos 11 anos - Coloque-o(a) para falar em público. Na escola, estimule a criança a apresentar os trabalhos em grupo e fique atenta às suas expectativas na vida. Não deprecie qualquer que seja seu desejo profissional.
Apoie as decisões da criança, dando-lhe força para as escolhas que ele(a) faz. Não a eduque na base do dinheiro, muito menos projete nele(a) os sonhos que você não realizou.

Tenha em atenção a:
  • Auto-estima, reforce o que ele(a) faz bem. Se desde pequenininho você diz que ele(a) dança bem, canta que é um espetáculo. A auto-estima de uma criança crescerá no sentimento da valorização e por conseguinte vai-se fortalecendo.
  • Vocação, ajude a criança a descobrir as suas habilidades. Como? "O ideal é que ela se aperceba sozinha", diz a coordenadora pedagógica Margareth Paraguassu. "Os pais devem confirmar e dar segurança a respeito dessa vocação."
  • Desafios, promova atividades que desafiem a criança. Por exemplo: "Só vamos ao cinema se tu achares no jornal o filme que tu queres ver!". Por exemplo, este exercício serve para que saiba que tem que atingir os seus objetivos com o seu próprio esforço.
  • Preconceito, não tenha medo da profissão que ele(a) queira seguir. Se você tem pavor de andar de avião e ele(a) quer ser piloto, controle-se e apoie a decisão.
  • Estimule, invista nas aptidões do seu filho(a). Se ele(a) gosta de desenhar ou tem vontade de aprender algum instrumento, coloque-o num curso.
  • Desenvolva a sua Atitude Empreendedora, explore as características como trabalho em equipa, comunicação, criatividade, adaptabilidade, determinação, comprometimento e liderança.
  • Dinheiro, não se preocupe se a profissão que seu filho(a) escolher não é das profissões mais bem remuneradas.
Uma criança tem necessidades que vão mais além do ter comida e segurança. Nos tempos atuais é necessário possibilitarem-lhes muitos recursos que são acessíveis com a atenção e dedicação dos seus progenitores

Texto e imagem obtidas no site:http://www.ocomerciantedesonhos.com/2010/05/dicas-para-ajudar-uma-crianca-ter.html

Nenhum comentário: